|
CAMPEONATO NACIONAL DE TPV 2012
Técnicas de Progressão Vertical
A Federação Portuguesa de Espeleologia (FPE) pretende abrir novas vias de promoção e divulgação da espeleologia, bem como procurar novas fontes para a obtenção de recursos. À semelhança de outros países, as vertentes desportivas de competição associadas à actividade espeleológica têm tido uma boa aceitação entre espeleólogos, atletas, público em geral e entidades oficiais. Por outro lado, segundo a legislação, é necessário desenvolver actividades de competição para dotar a FPE de um estatuto de federação desportiva.
A espeleologia dificilmente pode ser considerada de competitiva. Contudo, através das técnicas convencionais criou-se um conjunto de modalidades de competição desportiva, dirigidas a avaliar a velocidade, a resistência e a técnica dos atletas, que terão lugar preferencialmente em instalações artificiais e sempre à vista do público, de forma a garantir o mais profundo respeito pelo entorno natural espeleológico.
Os eventos organizados no âmbito das competições podem ainda ser aproveitados para realizar actividades paralelas como conferências, demonstrações práticas, promoção do ensino, venda de publicações e equipamento.
Calendário das Provas 2012
- 1ª prova - 21 e 22 de Abril de 2012, Pavilhão gimnodesportivo, Condeixa-a-Nova.
Organização: Núcleo de Espeleologia de Condeixa
- 2ª prova - 30 de Junho e 1 de Julho de 2012, Valongo.
Organização: Alto Relevo
- 3ª prova - 15 e 16 de Setembro, Tomar.
Organização: CEPPRT
Regulamento
Regulamento da 1ª prova Condeixa-a-Nova (87 Kb)
|
|